Escolha de destino para eventos: Uma análise dos atributos considerados na tomada de decisão por organizadores e promotores de eventos

Autores

  • Bruna Dorabiallo Oliveira IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis-Continente
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná
  • Braulio Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2017v5n1ID8609

Palavras-chave:

Turismo. Eventos. Atributos. Promotores de Eventos. Organizadores de Eventos.

Resumo

O turismo de eventos provoca grande atratividade econômica para as localidades receptoras, uma vez que os eventos geram fluxo programado de visitantes e o turista tem um gasto médio superior aos demais tipos de turista. Compreender os atributos que a localidade deve apresentar para ser atrativa aos organizadores e promotores de eventos é uma maneira de planejar e desenvolver o turismo em uma região. Com o objetivo de analisar os conjuntos de atributos considerados na escolha de um destino para evento, o presente estudo apresenta uma pesquisa exploratória e através de pesquisa bibliográfica indica os estudos publicados nessa temática na perspectiva dos organizadores e promotores de eventos. Foram analisados 27 artigos que discutem os atributos inerentes à tomada de decisão de destinos para eventos e descritos os 21 diferentes conjuntos de atributos identificados. Verificou-se que se pode categorizar os atributos entre os relacionados ao evento ou ao destino, sendo que estrutura para eventos, hospedagem e custos são predominantes nos estudos, enquanto existem outros atributos são considerados por autores específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Dorabiallo Oliveira, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis-Continente

Graduada em Turismo pela PUC/PR e Tecnóloga em Comunicação Empresarial e Institucional pela UTFPR, Mestre em Turismo pela UFPR. Professora da área de eventos do IFSC.

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Gestão do Turismo pela Scuola Superiore del Commercio del Turismo i dei Servizzi de Milão e Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Professor do Programa de Pós-graduação em Turismo da UFPR.

Braulio Oliveira

Graduado em Administração pela Universidade Mackenzi, Mestre em Administração pela Universidade Mackenzi, Doutor em Administração pela FEA/USP.

Referências

American Society of Association Executives (ASAE). (1992). Association meeting trends. Washington: ASAE.

Baloglu, S., & Love, C. (2003). Association meeting planners' perceived performance of Las Vegas: an importance-performance analysis. Annals of the Journal of Convention & Exhibition Management, 5(1), 13-27.

Baloglu, S., & Love, C. (2005). Association meeting planners' perceptions and intentions for five major US convention cities: the structured and unstructured images. Tourism Management, 26(5), 743-752.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 70.

Barretto, M. (2003). O imprescindível aporte das ciências sociais para o planejamento e a compreensão do turismo. Horizontes Antropológicos, 9(20), 15-29.

Bradley, A., Hall, T., & Harrison, M. (2002). Selling cities: promoting new images for meetings tourism. Cities, 19(1), 61-70.

Bonn, M. A., Ohlin, J. B., & Brand, R. R. (1994). Quality service issues: A multivariate analysis of association-meeting planner perceptions of Caribbean destinations. Journal of Hospitality & Tourism Research, 18(1), 29-48.

Buhalis, D. (2000). Marketing the competitive destination of the future. Tourism management, 21(1), 97-116.

Chacko, H. E., & Fenich, G. G. (2000). Determining the importance of US convention destination attributes. Journal of Vacation Marketing, 6(3), 211-220.

Chen, C. F. (2006). Applying the analytical hierarchy process (AHP) approach to convention site selection. Journal of Travel Research, 45(2), 167-174.

Clark, J. D., & McCleary, K. W. (1995). Influencing associations' site-selection process. Cornell Hospitality Quarterly, 36(2), 5-68.

Comas, M., & Moscardo, G. (2005). Understanding associations and their conference decision-making processes. Journal of Convention & Event Tourism, 7(3-4), 117-138.

Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. Ttrad. Luciana de Oliveira da Rocha (2a ed). Porto Alegre: Artmed.

Crouch, G. I., & Louviere, J. J. (2004). The determinants of convention site selection: A logistic choice model from experimental data. Journal of travel research, 43(2), 118-130.

Crouch, G. I., & Louviere, J. J. (2007). International Convention Site Selection: A further analysis of factor importance using best-worst scaling. Queensland: CRC for Sustainable Tourism.

Crouch, G. I., & Ritchie, J. R. B. (1998). Convention site selection research: a review, conceptual model, and propositional framework. Annals of the Journal of Convention & Exhibition Management, 1(1), 49-69.

Del Chiappa, G. (2012). How do meeting organizers choose convention sites based on different types of meetings? An empirical analysis of the Italian meetings industry. Event Management, 16(2), 157-170.

DiPietro, R. B., Breiter, D., Rompf, P., & Godlewska, M. (2008). An exploratory study of differences among meeting and exhibition planners in their destination selection criteria. Annals of the Journal of Convention & Event Tourism, 9(4), 258-276. Taylor & Francis.

Domareski-Ruiz, T. C., Fernandes, D. L., & Gândara, J. M. G. (2014). A contribuição do planejamento urbano na imagem e na competitividade do destino turístico de Curitiba (PR). Caderno Virtual de Turismo, 14(2), 150-166.

Edelstein, L. G., & Benini, C. (1994). Meetings market report 1994. Annals of the Meetings & Convention, 29(8), 60-82.

Elston, K., & Draper, J. (2012). A review of meeting planner site selection criteria research. Annals of the Journal of Convention & Event Tourism, 13(3), 203-220. Taylor & Francis Group.

Filipovic, M. G. (2012). A new Prioritization method in the Analytic Hierarchy Process applied on a case study of the convention site selection. Annals of the Journal of Applied Mathematics, 3(2), 63-80.

Fortin, P. A., Ritchie, J. B., & Arsenault, J. (1976). A study of the decision process of North American associations concerning the choice of a convention site. Laval University: Quebec City.

Fratucci, A. C. (2014). Turismo e território: relações e complexidades. Anais do Caderno Virtual de Turismo, 14(1), 87-96.

Gândara, J. M. G., Ruiz, T. C. D., Chim-Miki, A. F., & Biz, A. (2013). O Ciclo de Vida e o Posicionamento Competitivo dos Produtos Turísticos de Foz do Iguaçu desde a Perspectiva dos Atores Locais. Investigaciones Turísticas, (6), 1-26.

Getz, D. (2004). Bidding on events: Identifying event selection criteria and critical success factors. Annals of the Journal of Convention & Exhibition Management, 5(2), 1-24. Taylor & Francis Group.

Getz, D. (2008). Event tourism: Definition, evolution, and research. Tourism management, 29(3), 403-428.

Gil, A. C. (2007). Métodos e técnicas de pesquisa social (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Huo, Y. (2014). Meeting Planners’ Perception on Convention Destination Attributes: Empirical Evidence from Six Major Asian Convention Cities. The Journal of Business, 13(2), 70-80.

Jun, J., & McCleary, K. W. (1999). Classifying US association meeting planners based on international destination selection criteria: A case study of South Korea. International Journal of Hospitality Management, 18(2), 183-199.

Kang, M. H., Suh, S. J., & Jo, D. (2005). The competitiveness of international meeting destinations in Asia: Meeting planners' versus buying centers' perceptions. Annals of the Journal of Convention & Event Tourism, 7(2), 57-85. Taylor & Francis Group.

Kim, W. G., & Kim, H. C. (2004). The analysis of Seoul as an international convention destination. Annals of the Journal of Convention & Exhibition Management, 5(2), 69-87. Taylor & Francis Group.

Kim, B. P., Kim, D., & Weaver, P. A. (2010). An Exploratory Study of Local Organizations' Conference Choice Factors. Journal of Hospitality Marketing & Management, 19(5), 503-513.

Kim, S. S., Yoon, S., & Kim, Y. (2011). Competitive positioning among international convention cities in the East Asian region. Annals of the Journal of Convention & Event Tourism, 12(2), 86-105. Taylor & Francis Group.

Mair, J., & Thompson, K. (2009). The UK association conference attendance decision-making process. Tourism Management, 30(3), 400-409.

Miki, A. F. C., José, A. Z. C., Gândara, M. G., & Muñoz, D. R. M. (2013). La variable competitividad en MeetingTourism: una visión general de la actualidad. Escenarios: empresa y territorio, 2(2), 131-154.

Oppermann, M. (1996a). Convention destination images: analysis of association meeting planners' perceptions. Tourism management, 17(3), 175-182.

Oppermann, M. (1996b). Convention cities: Images and changing fortunes. Journal of tourism studies, 7(1), 10.

Oppermann, M., & Chon, K. S. (1997). Convention participation decision-making process. Annals of the Tourism Research, 24(1), 178-191.

Park, J., Wu, B., Shen, Y., Morrison, A. M., & Kong, Y. (2014). The Great Halls of China? Meeting Planners’ Perceptions of Beijing as an International Convention Destination. Annals of the Journal of Convention & Event Tourism, 15(4), 244-270. Routledge.

Qu, H., Li, L., & Chu, G. K. T. (2000). The comparative analysis of Hong Kong as an international conference destination in Southeast Asia. Tourism Management, 21(6), 643-648.

Renaghan, L. M., & Kay, M. Z. (1987). What meeting planners want: The conjoint-analysis approach. Cornell Hotel and Restaurant Administration Quarterly, 28(1), 66-76.

Van Raaij, W. F., & Francken, D. A. (1984). Vacation decisions, activities, and satisfactions. Annals of the Tourism Research, 11(1), 101-112.

Wang, Y. (2008). Collaborative destination marketing: Roles and strategies of convention and visitors bureaus. Journal of Vacation Marketing, 14(3), 191-209.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

OLIVEIRA, B. D.; GÂNDARA, J. M. G.; OLIVEIRA, B. Escolha de destino para eventos: Uma análise dos atributos considerados na tomada de decisão por organizadores e promotores de eventos. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 5, n. 1, 2017. DOI: 10.21680/2357-8211.2017v5n1ID8609. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8609. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos